sábado, 15 de novembro de 2008

A anti-ciência

A anti-ciência

“Platão é meu amigo; Aristóteles é meu amigo; mas minha melhor amiga é a verdade.”
Sir Isaac Newton

“A diferença entre ciência e religião é que a ciência funciona” Richard Dawkins

“os valores da ciência e os da democracia são concordantes, em muitos casos indistinguíveis. A ciência e a democracia começaram – em suas encarnações civilizadas – no mesmo tempo e lugar, na Grécia dos séculos VI e VII a.C.” Carl Sagan

Certo dia, conversando entre amigos, ouvi uma frase um tanto quanto curiosa – para mim pelo menos – “no futuro a ciência desaparecerá” , “será substituída por outro tipo de conhecimento” disse um. Pensei eu: Quê? Não acredito! Ele falou isso..., logo ele, uma pessoa tão “instruída” – ouve silêncio – “será que todos concordam?”, “que calamidade”.
Mas apesar de meu espanto, decidi não falar a respeito, não defendi o método de conhecimento que mais se aproxima da verdade, no qual há mais crédito e sucesso de todos os tempos: a ciência!
O que poderia fazer? Não tenho desenvoltura no falar entre muitos, além disso..... Tá bom, tá bom, entendido, mas pelo menos empreste a ele algum livro, um que explique de maneira agradável como é o método cientifico, como ele funciona e por que funciona. Talvez, mas, não seria isso visto com suspeita? Sim suspeita, considerando o fato de pessoas “crédulas” serem demasiadamente frágeis nesse tipo de assunto. Frágeis, refleti.
O que você – pessoa que lê – acha ?... Desculpe...? Ah! Ah! Ah! ...não seja tão sarcástico meu caro. Eles tem medo que algum demônio os ataque ou que desagradem à sua divindade vingativa? –continue – Receio de poderem vir a duvidar (“sem querer”) da santa e inerrante palavra do tempo da idade do bronze. Sim, mas, eu diria – sendo menos agressivo – que há unicamente desinformação e preconceito. Pode ser,podemos estar errados.
O mundo assombrado pelos demônios do eminente físico Carl Sagan seria ideal nesse caso. Assombrado pelos demônios? Nossa!! Tem esse empecilho, demônios, os seres tão temidos pelos dito-cujos. Eu direi que esses tais não possuem nenhuma conotação religiosa, para não ficarem preocupados.
Voltem a concentração à frase introdutória. Procurem achar um tipo de conhecimento capaz de ser mais do que a “avançada ciência” (ironizariam os ingênuos) .Concordaríamos em dizer: seria outra ciência; veja bem, ainda ciência; uma descendente da atual. Aperfeiçoada! Você – anticientista – pensou que seria o que? Teologia? Filosofia? Ou outro “ia”? Quem sabe algum “ismo”.

Por favor não fiquem irados e essencialmente: não me queimem na fogueira dos heréticos (se pudessem). Grato!

Leo Radix

Nenhum comentário: